Bruno Giorgi (Mococa SP 1905 - Rio de Janeiro RJ 1993). Escultor. Mudou-se com a família para Itália, e fixa-se em Roma em 1913. Em 1920, inicia estudos de desenho e escultura com o professor Loss. Participa de movimento antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão.
É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália.
Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade (1893 - 1945), Lasar Segall (1891 - 1957), Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet (1898 - 1966), entre outros. Começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas como Francisco Stockinger (1919).
Por volta de 1965, passou do figurativismo às formas geométricas e a trabalhar em mármore branco de Carrara. A peça mais importante dessa fase é "Meteoro", no lago do palácio Itamarati, em Brasília.
METEORO
Em declarações a um grupo de jornalistas Bruno Giorgi confessou:
'Poucas vezes em minha vida de artista tenho experimentado emoções e sobressaltos tão grandes, como nesta fase da montagem das quatro peças que constituem oMeteoro. Cada lance da montagem requer cuidados especialíssimos em virtude da forma irregular dos blocos, que pesam toneladas. Qualquer descuido pode redundar
na mutilação da obra'.
O ajuste dessas várias peças foi feito com uma cola especial. Cerca de 30 homens trabalharam na montagem do monumento, fazendo uso de pesados guindastes.
A maquete do Meteoro recebeu o gra nde prêmio de escultura da cidade de Milão, em1966, além de elogios de jornais europeus."
CONDOR
condor (ô)
Condor (1978), na Praça da Sé, São Paulo, e Integração (1989), no Memorial da América Latina, em São Paulo.Feito de concreto feito por Bruno Giorgi.
A obra 'TORSO' naum se expoem a este site?
ResponderExcluirhorrível uma M-E-R-D-A uuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirme poupa eu gosto mesmo de escrituras de homens e mulheres nus
ResponderExcluirmuito bom a definiçao e peguei alguns trechos para um trabalho de escola
ResponderExcluirvocês não sabem apreciar uma escultura maravilhosa como esta isto sim e uma obra erudita , obviamente vocês estão acostumados com outras coisas ne , pessoas da midia --'
ResponderExcluir